O COLETIVO ZINE É UMA AÇÃO CONJUNTA. A PROPOSTA É REUNIR DIVERSOS FANZINEIROS OU CRIADORES INDEPENDENTES E PRODUZIR UM TRABALHO COLETIVO. CADA PARTICIPANTE CONTRIBUI DA FORMA COMO PUDER, SEJA NA CRIAÇÃO, MONTAGEM, EDIÇÃO, ADMINISTRAÇÃO, DIVULGAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO. O IMPORTANTE É SOMAR ESFORÇOS. E ASSIM MULTIPLICAR A DIVULGAÇÃO DO TRABALHO DE CADA AUTOR E DIVIDIR O TRABALHO. SE DER CERTO,CONSEGUIREMOS CHEGAR A NOVOS LEITORES QUE JAMAIS CONHECERIAM NOSSO MATERIAL SE O PROMOVÊSSEMOS ISOLADAMENTE. E NA PIOR DAS HIPÓTESES, AO MENOS TEREMOS UMA DESCULPA PARA INSANAS FESTAS DE CONFRATERNIZAÇÃO E LANÇAMENTO DE ZINES. ENTÃO, MÃOS À OBRA. MISTURE-SE.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Um papo com o Goma

O espaço também está aberto para entrevistas. Segue a que o Fabio realizou com o ilustrador Goma:



Um papo com o Goma
Por: Fabio da Silva Barbosa

Esse é o Goma:  Paulistano da safra de 88, atualmente começou uma série de ilustrações com o título Tempo Seco e vem conquistando espaço e mostrando cada vez mais sua cara. Então, manda a goma aí:  

Como nasceu Goma e quem era o Goma antes do Goma nascer?
Tem muito Thiago Gomes nesse país - Putz! - e pensei que Goma teriam menos. Depois vi que goma (entre outros significados) é a união de vários elementos, uma goma mesmo. E isso é uma coisa boa, porque gosto disso, misturar referências. E o aprendizado é uma coisa eterna. Então, estarei sempre buscando algo, misturando coisas, fazendo gomas.

Por que desenhar?
Porque me sinto a vontade desenhando, é natural pra mim, tenho gana para aprender mais e me expresso melhor pelo desenho. Embora aprecie muito o audiovisual e a música, não seria o mesmo. São coisas que me cativam e motivam a desenhar, mas.... essas áreas estão em um eterno namoro, então pode ser que um dia role algo também. haha!

Colorido ou preto e branco?
Haaa... Os dois têm seus prós... Tem momento pra tudo. Gosto dos dois!

Defina o ato de desenhar
Pergunta difícil... Não sei responder... Talvez, assim como qualquer outro tipo de arte, trazer a tona o que tá dentro de você, o que você não aguenta segurar só pra ti!

Fale sobre Tempo Seco
Tempo Seco é o que não aguento segurar só pra mim sobre SP. O nome é uma referência a maioria dos dias em SP: Seco mesmo, poluído e sem umidade. Tá muito no começo ainda e pretendo explorar mais essa série, que é um olhar sobre vários momentos na vida das pessoas, no cotidiano da cidade, momentos de tensão, lazer, tristeza, lirismo, depressão, ódio e etc... sempre tendo como pano de fundo a minha visão da cidade, a minha SP!!

Solta os cachorros
Organização é a base pra tudo no trabalho, na vida, na cena! Nos organizando, podemos sempre construir coisas maiores!!  
 E sejam bem vindos ao Tempo Seco:  http://goma-blog.blogspot.com.br/
Valeu pelo espaço, Fabio.
Abraço a todos ;)


2 comentários: